domingo, 24 de março de 2013

Restauração do Tenório: Fixação da bateria

Não sei se trata de coincidência, mas quase todos os Jeep CJ-5 que eu encontro não possuem uma peça em específico: A Barra ou armação de fixação da bateria.
As imagens de acima e de abaixo que pertencem ao catálogo de peças, informam sobre o sistema da bateria. A imagem acima é específica para os veículos Willys produzidos até o ano de 1967, e logo a partir de 1968 as peças de número 6 e 13 ("TIRANTE de fixação da bateria" e "ARMAÇÃO de fixação da bateria" respectivamente) alteram.
Curioso sobre o porque quase nenhum Jeep ainda possui esta peça em particular, conversei com conhecidos no assuntos e me informaram que por ser uma peça de tamanho relativamente pequeno e por ser facilmente substituída por outras formas de "prender" a bateria, muitos não se importavam com ela. 

Acima uma imagem de internet sobre a barra de fixação da bateria para modelos a partir do ano de 1968. E o meu caso não podia ser diferente. Quando comprei o Jeep a bateria veio presa com um pedaço de borraça que além de não ser nada eficiente representava um risco. Depois de pesquisar, descobrir como deveria ser originalmente e resolvi por mãos a obra fazendo barra de fixação.

Para tal, foi preciso um pedaço de metal em forma de esquina como nas fotos, e dois furos nas extremidades para os tirantes. Os tirantes eu consegui fazer utilizando dois parafusos grandes e outros dois pequenos que são facilmente encontrados em casas de ferramentas.
Um trabalho muito fácil de fazer em casa que melhora a fixação da bateria!

O parafuso pequeno foi soldado na cabeça do parafuso grande para que este possa se fixar no furo do suporte da bateria.

Você também vai necessitar duas arruelas lisas, duas arruelas de pressão e duas porcas estilo borboleta
Para ficar da mesma cor do suporte, resolvi pintar as novas peças.



E por fim tudo pronto no lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário